Budapeste

Exploradores, alguém aqui já foi a Budapeste? É sem dúvida uma das cidades mais bonitas da Europa e uma daquelas que tenho de retornar em breve, pois os dias que lá estive souberam-me a pouco.

Budapeste é a capital e a cidade com mais população da Húngria, é considerada a sexta maior cidade da Europa. Localizada nas margens do Rio Danúbio, foi fundada em 1873 pela fusão das duas cidades à margem do Rio, lado Buda e lado Peste. Vamos então a uma pequena lista das coisas que têm de ver numa primeira visita:

1.Castelo de Buda e Ponte Széchenyi Lánchíd

Antigamente denominado de Palácio Real, é um castelo histórico onde habitaram os reis húngaros. Foi construído na encosta Sul e é famoso pelos seus edíficos públicos medievais, barrocos e oitocentistas. Foi classificado Património da Humanidade.

O castelo está ligado à ponte e, por esse motivo inseri-os no mesmo tópico. Esta foi inaugurada em 1849, ligando os dois lados da cidade numa extensão de 375 metros. Nas suas extremidades encontram-se a Praça Roosevelt e Praça Adam Clark. O meu grande conselho é que atravessem esta ponte a pé, pois conseguem ter uma visão ampla de todos os monumentos explêndidos da cidade.

2.  Matthias Church e Fisherman’s Bastion

É uma igreja católica localizada no coração do destrito do Castelo de Buda. Há quem diga que foi construída em 1015, porém não existem qualquer indícios de tal. A sua atual construção, gótica, é da segunda metade do séc XIV e restaurada no séc XIX. Mesmo à sua frente está localizado um terraço neo-gótico, Fisherman’s Bastion, que nos fornece uma das vistas mais bonitas da cidade (não se esqueçam que estes locais têm muitos turistas e nem sempre é possível apreciar como queremos).

 

3. Parlamento de Budapeste

Este explêndido edifício legislativo é um dos mais antigos da Europa, constitui um exemplo paisagístico na capital e um dos destinos mais procurados para ser admirado. O edifício localizado nas margens do Rio Danúbio, tem 700 salas e gabinetes e 27 entradas. Numa destas salas, a sala central com cúpula, guardam a coroa do primeiro rei húngaro, Santo Estêvão.

 

4. Horror House e Shoes on the Danube Bank 

Sei que estarão a pensar que Horror House é mais uma daquelas atrações turísticas de casas de terror, mas nesta situação é muito diferente. É sim um museu e também de terror, porque aborda todos os massacres existentes na Húngria devido às guerras mundiais e ao seu governo pós-guerra. Não me lembro ao certo quanto paguei, sei que os jovens têm descontos e, vale muito a pena (claro, para aqueles que se interessam pela história dos países que visitam).

Shoes on the Danube Bank também um ponto turístico em memória dessas mesmas vítimas, representando os sapatos que ali permaneceram. Os fascistas obrigavam as pessoas (maioritariamente judeus húngaros) a tirarem os seus sapatos e depois executavam-nas com um tiro, os corpos caiam nas águas do Danúbio e eram arrastados pela sua força.

5. Ópera da Húngria e Praça dos Heróis

Uma das óperas mais conhecidas mundialmente, foi construída entre 1875 e 1884, sendo inaugurada nesse mesmo ano. O seu estilo é maioritariamente neo-renascentista e em toda a sua construção é possível observar detalhes em ouro e cristais. Fiz a visita guiada na parte interior, estas visitas têm horas marcadas. Infelizmente não pude tirar fotografias lá dentro e não existem visitas guiadas em Português (mais informações).

A praça dos heróis nada mais é que uma grande rotunda, com a praça situada no meio e fica localizada no final da Avenida Andrássy. No entanto, à sua volta estão situados importantíssimos museus e o parque da cidade, que muitas pessoas acabam por visitar.

IMG_2887

6. Citadella Budapeste

Considerada a fortaleza da cidade, com mais de 150 anos, é um dos melhores miradouros. O meu primeiro destino em Budapeste foi até aqui, é uma longa caminhada onde subimos muito, mas vale a pena. Não deixem de vir, seja este o vosso primeiro destino ou não mas garanto-vos que não ficarão arrependidos.

Para os curiosos, sigam-me no instagram ou procurem #nápelomundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s