Budapeste – Lado Buda

Olá exploradores. Budapeste é sem dúvida uma das cidades mais bonitas da Europa e uma daquelas que tenho de retornar em breve, pois os dias que lá estive souberam-me a pouco.

A cidade é a capital e a cidade com mais população da Hungria, sendo considerada a sexta maior cidade da Europa. Localizada nas margens do Rio Danúbio, foi fundada em 1873 pela fusão das duas cidades à margem do Rio, lado Buda e lado Peste.

A maneira mais prática de conhecer a cidade é realmente dividi-la pelo rio, uma ida ao lado buda e depois ao lado peste e vice versa.

Começo, então, pelo lado Buda que foi o que me despertou mais interesse:

1. Ponte Széchenyi Lánchíd

A ponte foi inaugurada em 1849, ligando os dois lados da cidade numa extensão de 375 metros. Nas suas extremidades encontram-se a Praça Roosevelt e Praça Adam Clark.

O meu grande conselho é que atravessem esta ponte a pé, pois conseguem ter uma visão ampla de todos os monumentos esplêndidos da cidade.

Nesta zona existe ainda um funicular, espécie de elevador, que leva-nos lá ao cimo. O custo do bilhete, ida e volta, é de 6€/pessoa.

2. Castelo de Buda (Budavári Palota)

Antigamente denominado de Palácio Real, é um castelo histórico onde habitaram os reis húngaros, construído no século XVIII na encosta Sul e é famoso pelos seus edifícios públicos medievais, barrocos e oitocentistas. Foi classificado Património da Humanidade.

A entrada no castelo tem um custo de 10€/pessoa e inclui visita guiada. Podem comprar diretamente no site oficial.

castelo de buda

3. Matthias Church (Mátyás Templon)

É uma igreja católica localizada no coração do distrito do Castelo de Buda. Há quem diga que foi construída em 1015, porém não existem qualquer indícios de tal. A sua atual construção, gótica, é da segunda metade do séc XIV e restaurada no séc XIX.

Matthias Church

4. Fisherman’s Bastion (Halaszbastya)

Mesmo à sua frente da igreja está localizado um terraço neo-gótico, Fisherman’s Bastion, que nos fornece uma das vistas mais bonitas da cidade (não se esqueçam que estes locais têm muitos turistas e nem sempre é possível apreciar como queremos).

bastião dos pescadores

5. Citadella Budapeste

Considerada a fortaleza da cidade, com mais de 150 anos, é um dos melhores miradouros. Uma longa caminhada onde se sobe muito, mas vale a pena.

Não deixem de ir, garanto-vos que não ficarão arrependidos.

6. Igreja na Pedra – Gellérthegyi barlang

Quero dizer-vos que esta é, sem qualquer dúvida, a igreja mais linda que alguma vez já fui. Uma igreja construída dentro de uma gruta, que inicialmente nem estava no roteiro mas que apareceu à minha frente como que por magia.

Na altura que lá cheguei, por volta das 10h, não me recordo bem, estava a decorrer uma missa que era transmitida pelas várias “salinhas” da gruta através de pequenos ecrãs. Eu, curiosa como sou, fui atrás do altar e aquilo que pareceu ser uma pequena igreja, rapidamente transformou-se num verdadeiro monumento.

Aconselho totalmente a visita!!Igreja na pedra - Budapeste

Boa Viagem!!

Para consultarem valores de tours, entradas em atrações e outras atividades em Budapeste vejam os sites de confiança do blog:
Get Your Guide                                          
Tiqets                                                            
Procura alojamento em Budapeste? Saiba mais aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s