Città del Vaticano

Esploratori, andiamo alla Città del Vaticano

Apesar de ser em Roma, Cidade do Vaticano é oficialmente uma cidade-Estado (país). Tem aproximadamente 44 hectáres e pouco mais de 1000 habitantes, sendo considerada a menor entidade territorial do Mundo.

Piazza San Pietro e Basilica

Provavelmente este será o primeiro local que irão visitar ao chegarem no Vaticano. Através da Via della Conciliazonne a vista para a praça e para a basílica é de tirar o fôlego.

A basílica di San Pietro é o maior templo católico do mundo, sendo considerada património da UNESCO. Foi construída no século IV sobre uma antiga fundação que ali existia e a sua cúpula é a maior do mundo. O local é marcado por imponentes obras de arte e no seu altar está enterrado São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro papa da história. A subida até à cúpula, a 136 metros de altura, e a entrada na basílica são gratuitas.

Em frente à basílica, na Piazza San Pietro (Praça São Pedro) onde podem assistir às audiências papais. A sua semanal é feita todas as Quartas, às 10h30 ou aos domingos, às 12h. Mas aconselho-vos a chegarem mais cedo, por volta das 08h30/09h visto que a quantidade de pessoas presentes nesse dia é muito maior. Para além disso, podem ver a audiência sentados nas cadeiras brancas mas para isso é necessário reservar com antecedência.

Para além disso, a praça é o cartão postal do Vaticano, no centro está o obelisco do Vaticano que segundo lendas contém restos da cruz onde foi crucificado Jesus Cristo.

Museu do Vaticano e Capela Sistina

O museu do Vaticano é um verdadeiro mundo, dentro podemos encontrar outros pequenos museus (como o Museu Pio-Critão, Museu Gregoriano-Etrusco, entre outros), capelas (por exemplo, Capela Sistina) e galerias (como a Sala de Rafael, a Galeria dos Candelabros e Apartamento dos Borgia) que contam com várias coleções de arte que pertenceram a antigos papas.

A capela Sistina é, provavelmente, o grande alvo de muitos visitantes. Foi construída entre 1475 e 1483 e só em Agosto de 1493 é que foi realizada a primeira missa no local.

O seu interior é decorado com várias pinturas de Botticelli, Signorelli e Michelangelo e o teto é unicamente da autoria de Michelangelo. O pintor levou cerca de 4 anos a acabar a obra de arte e os detalhes tão realistas são inacreditáveis, principalmente porque foi pintado “ao contrário”. Aliás, há mitos de que a Michelangelo quase ficou cego devido ao facto de pinta-la deitado.

O Museu funciona de segunda a sábado, das 09h às 16h e a entrada tem o valor de 17€ (há entrada gratuita no último domingo do mês). Caso queiram bilhetes com “skip the line”, vejam nos links recomendados no final do post.

Castelo Sant’Angelo

O castelo já se encontra fora dos perimetros do Vaticano mas como fica mesmo ali ao lado, decidi inseri-lo nesta publicação. Confesso-vos que não o visitei, pois não me suscitou grande interesse mas é alvo dealguma procura por parte dos turístas.

É atualmente um museu e foi construído sobre as ruínas do antigo Mausoléu de Adriano, em 135 d.C. A entrada custa à volta dos 11€ e não costuma ter muita fila.

img_52369.jpg

Para além destes locais, saliento também a Ponte Sant’Angelo, sendo uma das pontes mais conhecidas da cidade e antiguissima, construída entre 134 e 199.

Gostaram deste publicação? Partilhem com os vossos amigos e familiares.

Boa viagem!!

Para consultarem valores de tours, entradas em atrações e outras atividades em Roma vejam os sites de confiança do blog:
Get Your Guide                                          
Tiqets                                                            
Procura alojamento em Roma? Saiba mais aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s