Exploradores, continuamos a sobrevoar o coração de Itália, Roma.
Todos os locais que visitamos têm o seu encanto, mas existem uns mais apaixonantes que outros! Roma, para mim, é uma das paragens obrigatórias a fazer durante a vossa vida.
Localizada na Região Lazio, Roma é a capital de Itália e a sua maior cidade. Teve uma influência fundamental no desenvolvimento da cultura e da história dos europeus ocidentais. A sua existência tem mais de 2500 anos, foi fundada em 753 a.C!! Incrível, não acham?
Estive em Roma para a passagem do ano de 2015/2016, apanhei um dos meses mais frios e chuvosos, mas não deixou de ter o seu encanto. Vou partilhar as minhas experiências nesta publicação e na “As praças de Roma – Le Piazze”.
Coliseu (Colosseo)
Foi construído entre 72 e 80 d.C e é o maior anfiteatro já construído até hoje. Estima-se que no seu interior podia-se abrigar, em média, 65 mil espectadores e era utilizado para o entretenimento da população – na altura eram: execuções, combates de gladiadores, simulação de caça de animais selvagens e encenações dramáticas baseadas na mitologia clássica.
Ao longo dos anos foi utilizado para vários fins e, em 2007 foi eleito como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Podem visitar o seu interior e o bilhete engloba também a visita ao Palatino e ao Forum Romano. O bilhete custa à volta dos 12€ e o local está aberto das 08h30 às 16h45 ou no verão até às 19h15. No último domingo do mês também podem visita-lo gratuitamente.
Passeiem nas redondezas do coliseu, seja dia ou seja noite, porque a sua grandiosidade deve ser vista mas, não visitem o seu interior com grandes expectativas… É certo que o tempo não me ajudou, pois fui ao coliseu num dia de chuva, no entanto confesso-vos que fiquei um pouco desiludida.
Entre o coliseu e o forum podem encontrar o Arco de Constantino, considerado o arco mais moderno da roma antiga, possuindo três arcos e 21 metros de altura.
Palatino e Forum Romano
Estes locais são, muito provavelmente, os que mais contêm vestígios do imponente império Romano. Segundo lendas, foi no Palatino que nasceram Romulo e Remo.
O Forum Romano foi construído nos finais do século VII a.C e era alvo de várias cerimónias e reuniões. Abriga o Templo de Antonio e Faustina, Basílica de Massenzio, Templo a Júlio César – onde foi cremado, Templo de Romulos, o Arco de Septimius Severus, entre diversas outras áreas.
Basilica di Santa Maria Maggiore
Apesar de se situar na Via Cavour, próximo da Estação Termini, ou seja, localizada em Roma – Itália, esta basílica pertence ao Estado da Cidade do Vaticano e é considerada Património Mundial da UNESCO. Foi erguida entre 432 e 440 e, apesar das suas reformas e reconstruções devido ao terramoto de 1348, preserva até hoje a parte central da sua estrutura original.
Com muita pena minha, não consegui visitar a basílica por dentro porque estava fechada para um evento que iria decorrer naquela semana. Se algum de vós esteve no seu interior e quiser partilhar imagens comigo, ficaria extremamente agradecida!
Villa Medici e Villa Borghese
Em 1576 esta propriedade foi adquirida por Ferdinando de Medici (Grão-Duque da Toscânia), tornando-se assim a única propriedade da família em Roma. Quando a linhagem masculina dos Medici deixou de existir, a villa passou por várias mãos chegando à posse de Napoleão Bonaparte que acabou por a transferir para a Academia Francesa em Roma.
Durante algum tempo a Villa Medici foi um dos mais elegantes e mundanos cenários da cidade, alvo de muitas atenções. O jardim deste palácio é adjacente aos jardins da Villa Borghese.
Para quem se interessa um pouco por história e conhece a família Medici, este é um lugar que não deve deixar de ir. Os guias da visita fazem um resumo de toda a história envolvente, pode visitar todo o palácio e os jardins, inclusive o da Villa Borghese e, no final da visita é surpreendido com uma vista belíssima sobre Roma.
Fontana di Trevi
Provavelmente alguns de vocês já se aperceberam que deixo o melhor para o fim. E neste caso não foi diferente! Gostaria de vos conseguir explicar a ligação que senti com este lugar, tanto que o visitei por 3x numa única viagem. O monumento é lindo, seja a que horas for, mas aos meus olhos a noite traz-lhe uma certa magia.
Em 1629 foi encomendado a Bernini alguns desenhos e apesar do seu projeto ter sido abandonado, existem na fonte muitos detalhes seus. Por fim, em 1762 a sua construção terminou. A Fontana di Trevi é considera a maior e mais ambiciosa fonte barroca de Itália.
Existe uma lenda que diz que quem joga uma moeda na Fontana irá retornar a Roma. Mas há quem diga que é necessário que a pessoa esteja de costas, com a mão direita por cima do ombro esquerdo. O ritual é tal, que todos os turistas acabam por o fazer e, praticamente, todas as noites essas moedas são recolhidas e doadas para caridade.
Boa Viagem!!