Transportes em Portugal

Queridos Exploradores, sei que existem muitas pessoas por aí que querem fazer um tour por Portugal ou apenas viajar para outras cidades mas que não sabem quais os meios de transportes ideais para essas pequenas viagens. Por isso, hoje apresento-vos uma pequenina lista detalhada dos transportes entre cidades mais utilizados por cá.

1.Comboios – Alfa Pendular e Intercidades

A CP (Comboios de Portugal) oferece dois meios de transportes para viagens a longo curso: Alfa pendular e Intercidades. A diferença entre ambos está no preço, no conforto e no tempo de viagem.

O Alfa pendular é mais rápido e disponibiliza de maior conforto mesmo na classe turística com wi-fi a bordo e tv (sinceramente não passa nada de muito interessante). O preço do alfa varia conforme o destino desejado, no entanto a CP disponibiliza alguns descontos.

 

Já o Intercidades (IC) é mais lento, pois pára em algumas estações. Por esse motivo, a variedade de destinos acaba por ser um pouco maior. Se entrar no site da CP ou mesmo quando entra a bordo, terá a informação de que este comboio também disponibiliza wi-fi no entanto comigo nunca funcionou.

Também o seu preço varia conforme o destino, mas a CP disponibiliza até 60% de desconto se o bilhete for comprado até 5 dias antes e os jovens até aos 25 anos dispõe sempre de 25% de desconto (consulte aqui toda a tabela de descontos da CP, estes descontos estão disponíveis tanto para o Alfa como para o IC).

 

 

2. Autocarros – Rede Expresso e Renex

É provável que existam mais companhias de autocarros para longas distâncias mas eu só viajei com estes dois. A diferença entre ambos é muito pouca, as suas estações principais é que diferem,  Lisboa em Sete Rios (Rede Expresso) e Oriente (Renex).

Também os destinos variam e nesse caso, é melhor consultarem os sites (indicados a cima) de forma a saberem qual o mais apropriado para vocês. Em termos de conforto, não deixam de ser autocarros e também acaba por modificar conforme as horas a que viaja. Ambos têm informação de wi-fi, no entanto comigo só o da Rede Expresso é que funciona e, só em algumas vezes.

Os preços são relativos ao destino e sei que ambas dispõe de descontos para criançasjovens, idosos, militares e agentes da autoridade. Para além destes descontos, a Rede Expresso dispões ainda de uma redução do valor se comprar o bilhete online e, também, se o comprar com até 5 dias de antecipação.

 

 

3. Avião – TAP, Ryanair, SATA

Temos ainda uma terceira opção, os voo internos mas é preciso ter em conta que os destinos são muito limitados. Este meio de transporte é mais utilizado para viajar para as ilhas, Açores e Madeira.

De qualquer forma aconselho-vos a visitarem os respetivos sites e não se esqueçam que para obterem bons valores convém procurar com algum tempo de antecedência.

PARA OS mais CURIOSOS, SIGAM-ME NO INSTAGRAM OU PROCUREM #NÁPELOMUNDO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s