Ilha da Magia – Floripa

Queridos viajantes, as viagens não são só comer e por isso, venho partilhar mais algumas curiosidades sobre a Ilha da Magia – Florianópolis.

floripa.png

Quem já ouviu falar de Floripa ou sabe minimamente sobre este maravilhoso local, já ouviu a designação de Ilha da Magia. Muitas pessoas pensam que o nome deve-se à sua beleza excepcional, no entanto para os locais são diversas as lendas à volta deste assunto.                                                                                                                                                  A principal lenda, que originou o nome da ilha, deve-se às Bruxas. Logo que os Açoreanos ali chegaram, muitas eram as histórias entre os pescadores alegando ver vultos, serem perseguidos e nunca estarem sozinhos em alto mar, onde as bruxas se transformavam em sereias ou borboletas. Haviam outros que diziam que durante a noite as bruxas roubavam os seus barcos e faziam brincadeiras com os seus pertences. Por esse motivo, toda a população da ilha procurava curandeiras para ajudar com esta situação e serem protegidos. Dizia-se na época, e até hoje há quem o diga, que é possível reconhecer uma bruxa através do cumprimento de mão, pois dá sempre a mão esquerda primeiro.

Ilha da Magia - SC

Claro que isto são apenas lendas que talvez tenham o seu V de verdade mas que mesmo não o sendo influenciaram no nome comum da capital Catarinense. Outra coisa que gosto muito de referir é que Florianópolis foi colonizada maioritariamente por Açoreanos e mesmo o sotaque do “Manezinho da Ilha” advém dos Açores. Por isso, acredito que muitas das lendas são comuns nos dois locais!

Então e as famosas praias?

Por ser uma ilha é normal que Floripa esteja repleta de praias lindissimas e deliciosas, sendo um total de 42 praias. A ilha está dividida em 3 partes, Parte Leste, Norte e Sul e em todas elas existem praias inesquecíveis. Algumas delas mantêm-se selvagens e, com isso quero dizer que o acesso até elas é mais limitado.

A parte Sul são os bairros e praias tipicamente açoreanos, mais rústicos e verdadeiros paraísos naturais. O Ribeirão da Ilha é o grande marco desta região, visto que foi a primeira comunidade e atualmente o Ribeirão destaca-se por ser um grande produtor de ostras. Ainda nesta região, encontrarão praias como: Praia do Campeche, Morro das Pedras, Praia da Armação, Praia do Matadeiro, Praia Naufragados e Pântano do Sul.

Já a parte Leste, quase todo ela com praias conhecidas pelo Brasil inteiro, ressalta logo a Lagoa da Conceição que é considerada uma das praias mais bonitas do país e no topo o Mirante Manoel de Menezes. Nesta região temos: Praia da Joaquina, onde ocorrem os campeonatos mundiais de Surf, Praia Mole, Praia da Barra da Lagoa, muito procurada por jovens alternativos e, não posso deixar de parte a Praia da Galheta que é a única praia de nudismo da ilha.

Por fim, a parte Norte. Não diria a mais conhecida, mas sim as mais desenvolvidas havendo inclusive muitos “famosos” com casas nesta região. As mais populares são a Praia dos Ingleses e Canasvieiras, sendo consideradas já cidades e alvo de procura para muitos turístas, principalmente argentinos, que ambicionam águas calmas e quentinhas. Existem ainda: Praia de Jurêrê Internacional, que transborda glamour e luxuosidade, Praia da Daniela, Cacupé, Santo Antonio de Lisboa e Sambaqui (mais tradicionais), Praia do Forte, Ponta das Canas e Praia Brava, onde muitas vezes é presenteada com visitas de baleias.

Claro que estas são apenas algumas das praias da Ilha, ao longo da costa Catarinense (mesmo muito próximo de Floripa) existem outras praias mas podem encontrar tudo no Guia Floripa.

Existe também um autocarro que percorre todas as regiões da ilha, tendo um custo de 100R$, um valor médio de 27€. É importante ter em conta que na alta temporada o trânsito para as praias é caótico, caminhos de 20/30 minutos podem chegar a durar cerca de 2 horas.

E por aí, alguém que já visitou Floripa? O que acharam? Ou ainda é um destino de sonho? Partilhem comigo!!

Para os curiosos, sigam-me no instagram ou procurem #nápelomundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s