1º Dia em São Paulo

Aventureiros, mais uma viagem pelo gigantesco Brasil. Estive cerca de 5 dias em São Paulo, no qual utilizei 3 para turistar. Aqui segue o meu primeiro dia de roteiro turístico pela cidade.

IMG_4977

 

  1. Catedral da Sé:

A primeira versão da igreja foi instalada em 1591, sendo o primeiro templo da região. O local foi ganhando cada vez mais importância com o desenvolver da cidade e por fim, em 1913 foi iniciada a construção da Catedral Metropolitana de São Paulo, como é hoje conhecida. É considerada um dos maiores templos neogóticos do mundo, já sofreu uma reconstrução e em 2002 foi reaberta voltando a oferecer missas diárias.

Logo em frente à Catedral da Sé, encontramos o Marco Zero de São Paulo. O pequeno monumento hexagonal, construído em 1934, mostra-nos um pequenino mapa de vias que partem de São Paulo para outros estados brasileiros: Paraná, Mato Grosso, Santos, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

 

2. Páteo do Colégio (Berço da cidade):

Foi neste local, conhecido na altura por Vila São Paulo de Piratininga, que ocorreu o nascimento da cidade de São Paulo, numa missa celebrada pelos padres jesuítas no dia 25 de Janeiro de 1554. De cabana para colégio dos jesuítas e por fim Palácio dos Governadores, atualmente o Páteo do Colégio preserva a história paulistana mas também oferece atividades culturais à sua população.

A igreja e o jardim são abertos ao público sem qualquer custo adicional.

 

3. Mosteiro de São Bento

Em primeiro lugar, algo que achei muito curioso, a caminho do Mosteiro passei pelo Impostómetro, ou seja, todo o valor que a população brasileira já pagou em impostos.. Digo-vos que fiquei chocada com a rapidez que o valor aumenta por segundo, irei inclusive inserir duas fotografias tiradas com com cerca de 30 segundos de diferença!! Mas passando ao que realmente interessa…

A arquitetura do Mosteiro de São Bento é do século XVII, sendo a construção atual do período de 1910 e 1922, inspirada na tradição eclética germânica. O seu relógio é igualmente de origem alemã, tendo sido instalado em 1921 e considerado até hoje o mais preciso da cidade de São Paulo. A importância deste local é tal, que quando o Papa Bento XVI visitou o Brasil ficou hospedado no Mosteiro com os seus 40 monges.

(Não foi autorizado a tirar fotografias no interior do local)

 

4. 25 de Março e Mercado Municipal de São Paulo

É preciso ter muito cuidado com esta zona, por esse motivo não tirei fotografias, mas vale a pena passar por lá e matar toda a nossa curiosidade. A rua 25 de Março é o local onde ocorre todo o tipo de negócio que se possa imaginar… bem, talvez também não devemos exagerar na imaginação.

E quem vai à 25 também vai ao Mercado, um daqueles parecidos aos que temos aqui pela Europa mas com muita fruta exótica. Existem também alguns restaurantes e outros pequenos locais para uma pequena refeição e, num dos seus cantos uma loja de souvenir com várias coisas relacionadas com o país (na minha opinião são tipos de lojas relativamente complicadas de encontrar).

 

5. Estação Luz e Museu da Língua Portuguesa

Inaugurada ao público em 1901, com uma estrutura totalmente inglesa esta é uma das estações mais importantes de São Paulo e, foi até à II Guerra Mundial a porta de entrada para muitos imigrantes. Em 1946 o edíficio foi parcialmente destruído por um incêndio, tendo sido reconstruído e em 1951 reinaugurado.

Também neste edífico, está o Museu da Língua Portuguesa, foi inaugurado ao público em 2006 sendo um museu interativo sobre a língua portuguesa relatando toda a sua história e literatura, não só do Brasil e Portugal como também de outros países lusófonos. Infelizmente, em 2015 o Museu foi incendiado e nos dias atuais encontra-se fechado e em reconstrução, não sendo possível visitá-lo e nem ver a sua faxada/da Estação Luz.

IMG_6016

 

6. Carandiru

Bom, não é que seja um local para visitar. Este passeio foi mais para matar a minha curiosidade. Desde pequena que sempre ouvi falar do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, e das diversas situações que aconteceram por ali e só há relativamente pouco tempo soube que reabilitaram aquele espaço, sendo hoje uma pequena praça.

Para os curiosos, sigam-me no instagram ou procurem #nápelomundo

One Comment Add yours

  1. ANAFOG diz:

    SHOW….AMEI AS FOTOS….

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s