Olá Viajantes, cá vamos nós para o terceiro e último dia de roteiro paulistano, porque tudo o que é bom acaba depressa.
- Pico do Jaraguá
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto de Sampa, situa-se a oeste da Serra da Cantareira e, foi criado nos seus arredores o Parque Estadual do Jaraguá para a sua preservação. Muitas são as pessoas que sobem até ao cume a pé, fazendo a chamada “Trilha do Pai Zé”, mas eu, preguiçosa como sou, fui de carro até onde foi possível e depois subi a escadaria ali existente.
Fiquei completamente rendida a este lugar desde o primeiro instante que ouvi falar do mesmo e não foi decepção nenhuma aquilo que encontrei. A vista do Pico é maioritariamente para a parte oeste da Grande São Paulo mas todo o ambiente envolvente, desde aves a voar, ao movimento das pessoas e à brisa da altitude transformam aquele simples local em algo mágico.
Aconselho muito a visita, apesar de ser um pouco distante do centro da cidade.
2. Beco do Batman e Vila Madalena
Considerado um lugar “in” e alternativo, entre as vielas da Vila Madalena (maioritariamente procurada para saídas à noite, bares para happy hours e não só), surge o Beco do Batman.
O seu nome advém de um grafite da personagem feito há alguns anos e o local acabou por se tornar num ponto turístico devido à existência de diversas pinturas. Hoje em dia o Beco conta inclusive com visitas guiadas.
3. Bairro Liberdade
Este bairro é conhecido pela sua grande comunidade japonesa que por sua vez é a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão. O bairro guarda até hoje muitas das suas tradições representando-as por festas típicas ao longo do ano.
Aos Domingos podemos aproveitar a Feira da Liberdade, onde encontramos vários pratos típicos orientais e também brasileiros e, muitos feirantes com artesanatos ou outros objetos e produtos diversificados.
Terminando assim o Roteiro por São Paulo, quero dizer-vos que fiz tudo a pé e de transportes, particularmente de metro. Eu tinha uma ideia muito errada de São Paulo em relação à segurança, no entanto a cidade não é tão perigosa como falam. Claro que é necessário ter alguns cuidados, como não andar com o telemóvel na mão (principalmente se forem smartphones), não mexer na carteira em locais muito expostos e, em alguns lugares, não andar com a mochila nas costas como de costume mas sim na frente, pois às vezes bastam 10 segundos de distração.
Ainda não tem alojamento para a sua estadia em São Paulo? Nunca é tarde para a procurar!
Se ainda não viram, consultem o roteiro do 1º dia e do 2º dia na cidade de Sampa.
Boas Viagens!!