Olá Exploradores, quem nunca se deliciou com as vistas magníficas dos miradouros, fossem eles da nossa cidade ou não?
Lisboa, sendo a cidade das 7 colinas (diz a lenda que foi fundada por romanos sobre 7 colinas), oferece-nos uma vasta escolha e apesar de serem todos únicos e de nos transmitirem uma energia inexplicável, não poderei mencionar todos. Por esse motivo, fiz um pequeno leque de escolhas e espero que se possam perder por alguns deles.
1.Miradouro de Santa Catarina (mais conhecido como Miradouro do Adamastor)
Um dos mais bem situados de Lisboa, encontra-se perto do Bairro Alto numa das colinas da parte velha da cidade. A sua vista deslumbrante enquadra a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei, o Rio Tejo e a Margem Sul.
Pode aproveitar a esplanada situada no local, mas nada é mais agradável do que levar uma pequena tolha, sentar-se no chão e conversar com os seus amigos. É um local muito procurado pelos jovens lisboetas para beber uma cerveja acompanhada muitas vezes pelo ritmo de uma guitarra enquanto o sol se põe.
2. Elevador de Santa Justa
Este é um monumento histórico, situado na baixa pombalina e construído no inicio do séc. XX. Proporciona-lhe uma vista de 360º sob a cidade de Lisboa,no entanto tem que pagar um pequeno valor para poder apreciá-la, (para mais informações).
Uma opinião de amiga: tal como costumo dizer “só temos uma vida”, se nunca subiu até ao topo do elevador de Santa Justa, faça-o pelo menos uma vez. Apenas para matar a sua curiosidade, para apreciar o momento e, até quem sabe menciona-lo a amigos turistas.
3. Arco da Rua Augusta
Se leram o post O que visitar no centro Lisboeta, com certeza que já tomaram conhecimento deste miradouro. De qualquer forma, volto a mencionar algumas informações.
Este pequeno tesouro histórico, situa-se no final da Rua Augusta ou como alguns lhe chamam “na porta da Praça do Comércio”. É necessário pagar para subir até ao topo.
4. Miradouro da Nossa Senhora do Monte (nome comum: Miradouro da Graça)
Não é propriamente prático chegar até a este miradouro, porém assim que chegar ao ponto mais alto do Bairro da Graça encontrará uma vista panorâmica que abrange o Castelo de São Jorge, parte da Baixa de Lisboa, o Rio Tejo e a sua ponte, o Bairro Alto e, ainda, o Parque Florestal de Monsanto. Seja Verão ou Inverno, aproveite para se encantar com um excelente pôr do Sol visto deste local.
5. Miradouro do Largo das Necessidades
Este miradouro, apesar de não ser muito centralizado pois situa-se em Alcântara, fornece-nos uma vista esplêndida sobre o Tejo.
Está localizado num pequeno largo, com bancos e árvores e, possui uma fonte que funciona diariamente no Verão. Se tiver a oportunidade de viajar até a este pequeno paraíso, não hesite.
6. Panorâmico de Monsanto
Na minha opinião o miradouro mais bonito que algum dia já fui. E este deixo reservado apenas para os mais corajosos.
Foi em tempos um restaurante muito conceituado. Localiza-se no Parque Florestal de Monsanto mas encontra-se em ruínas e encerrado ao público. Por ser uma propriedade privada, a entrada neste edifício abandonado é vedada e, por esse motivo, encontram-se muitas vezes polícias a fazerem a ronda pela área.
Contudo, ainda são muitos os aventureiros que se arriscam a ir até lá para desfrutar da vista mais bonita que se poderia ter para a cidade de Lisboa. Vê-se o Aqueduto das Águas Livres, grande parte do Monsanto, a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei e o Rio Tejo.
Espero que algum dia possam reformá-lo, tornando-o público de forma a que todos possam apreciar este incomparável miradouro.
Update 27/01/2019: Este miradouro já se encontra aberto legalmente para visitas turísticas.
Boa viagem!!