Stockholm 1º dia

Queridos viajantes, eu sei que estou um  pouco atrasada em relação à minha viagem à Suécia mas não me esqueci de vocês. Alguns seguem-me no instagram e portanto sabem que estive 3 dias em Stockholm, do qual apresentarei uma pequena ideia do que podem fazer e 2 dias em Uppsala.

Os países nórdicos na altura do Inverno não nos proporcionam muitas horas de luz e por esse motivo cada minuto é o mais precioso. Cheguei ao centro da cidade por volta das 12h, almocei, fiz o meu check-in e parti para a aventura.

  • Ruas Drottninggatan and Kungsgatan

Talvez alguns ainda se lembrem do nome Drottninggatan devido ao atentado que ocorreu em 2017… Pois bem, não é que exista muito para ver nestas ruas ou até mesmo que falar. Tratam-se apenas das principais ruas pedonais da cidade e da principal referência no que toca a fazer compras. Há muito movimento, existem diversas lojas, cafés, restaurantes e advinhem qual a loja com maior afluência? H&M, é até possível ver 3 departamentos da num espaço de 100m.

H&M

  • Stockholm Concert Hall

Situado no coração da cidade, é famosissímo devido à entrega dos Prémios Nobel que ali decorrem todos os anos. Conta com uma arquitetura grandiosa, estilo neo-classico e foi construido especificamente para a Orquestra Filarmónica de Stockholm. Tornando-se público em 1936, na época de Verão conta com visitas guiadas entre as 11h e as 17h por um valor de 80SEK (aproximadamente 8€).

IMG_8731

  • Hötorget

Situado entre as ruas ruas Kungsgatan, Drottninggatan e Sveavägen encontra-se a principal praça de Stockholm, em frente ao Concert Hall. Traduzida para “Praça do Feno”, pois antigamente era neste local que se faziam as vendas de cavalos e respetivos bens. Atualmente e quando está bom tempo, coisa que não aconteceu para mim, podemos ter o vislumbre de uma grande feira cheia de variedades de legumes e frutas.

 

hötorget pinterest.jpg
Fotografia não é da minha autoria
  • Kungsträdgården

Jardim do Rei, essa será a tradução, ótimo local para um passeio, uma paragem breve quem sabe para tomar alguma coisa num dos cafés e bares próximos. Dizem que está dividio em 4 partes, prontas a ser exploradas. Conta inclusive com wifi gratuito.

Tudo o que escrevo aqui é feito com toda a sinceridade e vocês sabem disso e por esse motivo tenho que o ser… eu estava à espera de tanto deste local, achava que iria ser o meu preferido e, quando lá cheguei era só neve por todo o lado, o parque vazio, não era sequer possível “explorar” o parque como muitos suecos me disseram… portanto, deixo o encanto para os viajantes na época do Verão e se alguém for, mandem-me fotografias!! (a segunda fotografia não é da minha autoria, é apenas para terem uma ideia)

1523917113984007

  • Câmara Municipal

 A sua torre de 106 metros contem a emblemática caracteristica das 3 Coroas de Ouro, que é o brasão nacional Sueco. É um dos edíficos mais famosos da cidade, construido por Ragnar Östberg entre 1911 e 1923. No seu interior decorrem sessões políticas e entre outros tipos de reuniões. É também aqui que decorre o banquete da grande noite da entrega dos Prémios Nobel.

Durante o periodo de Verão, Maio a Setembro, é possível fazer um tour guiado e inclusive subir à torre onde, segundo dizem, se obtém a melhor vista sobre a cidade.

1523996900300876

Um dos outros passeios muito agradável de se fazer, mesmo sobre o frio dos 13 graus negativos que apanhei, é caminhar pela Norr Mälarstran até à ponte Västerbron e se for possível atravessarem a ponte (coisa que eu não o pude fazer devido ao vento).

Para os curiosos, sigam-me no instagram ou procurem #nápelomundo

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s