Stockholm – 3º dia

Viajantes viajantes, cá estamos nós ao último dia em Stockholm antes de ir para Uppsala. Foi um dia essencialmente marcado a passear por Gamlan Stan, conhecida como a cidade antiga (Old Town) e também pela ida ao “Swedish History Museum“.

A capital da Suécia conta com vários museus pagos mas também tem ofertas gratuítas para os amantes culturais. Poderia escrever um único post com este tema, no entanto acho que a melhor opção é deixar-vos este link e assim só quem tem interesse é que o consultará.

  • Swedish History Museum

Conta com um horário de funcionamento um tanto limitado, das 11h às 17h, sendo que às Quartas Feiras mantem-se aberto até as 20h. Como o próprio nome diz, é um museu dedicado à história da Suécia, desde os tempos mais primitivos até à atualidade. Confesso que não sou grande fã de qualquer “história nacional” mas o que mais me chamou a atenção é que eles têm uma das maiores exposições sobre a “era” viking e eu sou completamente apaixonada por esse periodo.

the-swedish-history-museum.jpg

  • Gamla Stan (Old Town)

Isto é muito vago eu sei, mas há várias coisas para serem vistas nesta ilha. Na verdade é, provavelmente, a mais conhecida e na minha opinião uma das mais bonitas. Aqui existem vários cafés e lojas de souvenir onde podem gastar as vossas kronas suécas… ihihi

Stortorgetet

A praça mais conhecida desta ilha, também a mais antiga praça da cidade e por esse motivo a cidade cresceu ao seu redor. Em 1520 houve nesta praça o “Stockholms blodbad”, uma massacre chefiado pelo rei da Dinamarca, Cristiano II… dizem que as cores dos edíficios deve-se a esse massacre, pois posteriormente o rei mandou colorir os edíficios com o sangue dos mortos…. mito ou verdade, quem sabe?!

IMG_8795.JPG

Royal Palace

É oficialmente a residência do Rei, pois tal como já devem saber, a Suécia é ainda dos poucos países que mantem uma família real. O palácio foi reconstruído no século XVIII, conta com mais de 600 quartos e 5 museus. É possível visita-lo, por 160 SEK (cerca de 16€) mas podem sempre ver a troca dos guardas gratuitamente, durante a semana as 12h15 e aos fins de semanas as 13h15. É necessário ter em atenção os horários de funcionamento e se não haverá nenhum evento ou presença da família real, visto que nesses dias não há visita… mas para mais informações têm aqui o site.

152526180917652

Mårten Trotzigs Gränd

A rua mais estreita de Stockholm, cerca de 90cm e foi construída em homenagem ao Mårten Trotzigs.

IMG_8789.JPG

Igreja de Riddarholmskyrkan

Situada nas proximidades do palácio real, esta é a igreja onde os monarcas são sepultados. É um dos edíficios mais antigos, tendo sido construída nos finais do século XIII. Durante o verão (entre Maio e Setembro) encontra-se aberta ao público como museu, por um valor de 50SEK (5€) e no seu topo tem um miradouro pais a ilha de Sodermalm.

frina-riddarholmskyrkan-church-stockholm-sweden_a-G-14631936-14258384

Ao final deste dia fiz ainda um tour pelas estações do metro da cidade, mas isto será mais um tema para um próximo post sobre Stockholm.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s