Aventureiros, todos sabemos que a melhor altura para visitar um país é muito subjectiva.. No entanto quando falamos de um país como a Islândia, onde as temperaturas são sempre baixas, há que ponderar muito bem os pós e contras de cada estação.
Outono/Inverno:
Esta época do ano é sempre muito complicada: por um lado temos vários fatores negativos mas por outros temos algumas vantagens..
Vamos começar: pouca luz diárias, principalmente entre Novembro e Janeiro em que só vemos Sol durante 4h a 5h; muitas estradas cortadas entre finais de Setembro e inícios de Maio/Junho; temperaturas negativas (máximas, com alguma sorte, entre 1ºC/2ºC) e sensação térmica ainda mais baixa; ventos fortes – fortíssimos, muito vento, tempestades de vento – acho que conseguiram perceber certo?; e neve, muita neve (subjetivo também, para uns algo bom para outros nem tanto….)..
Em compensação temos: poucos turistas, logo preços de estadias mais baixos; época das Auroras Boreais que vai de finais de Agosto até Abril (sendo os melhores meses Fevereiro e Março, Setembro e Outubro – mas atenção que ela não aparece sempre, é necessário céu limpo e atividade solar); ainda é possível ver Orcas entre finais de Janeiro e Março, pois esta é a altura em que visitam a costa do país; E ainda as várias luzes de Natal que mantêm-se ligadas até finais de Fevereiro como forma de “alegrar” a cidade…
Primavera/Verão:
O Verão não são só maravilhas, há algumas constantes no país, nomeadamente o vento (ainda que as tempestades não tenham tanta frequência e que não sejam ventos muito fortes) e, claro, as temperaturas que são sempre baixas, nesta altura entre 7ºC e 12ºC. Acrescento ainda a elevada afluência de turistas nesta altura, aumentando ainda mais os preços das estadias, a quantidade de acidentes e etc – principalmente entre Junho e Agosto.
Porém…. Nesta altura temos o famoso Sol da Meia-noite que ainda dura algumas semanitas – mais de 20h de luz diária (talvez este ponto também seja subjetivo, no entanto permite-nos explorar por mais horas). Existem vários eventos nas cidades como festivais de música, gay pride e entre outras coisas; grande maioria das estradas abertas e, como a meteorologia é melhor, é possível acampar nesta altura do ano – fazendo diminuir alguns gastos.
Apesar da minha pequena lista que vos ajuda a escolher a melhora altura, a minha grande amiga guia (Islandia Expert) costuma dizer que apesar da quantidade de turistas os melhores meses são Junho e Julho, quando há menos vento, chuva e mais horas de luz.
Nota: Seja a altura quer for, se estiverem na Islândia e houver algum aviso de tempestade de vento, por favor, respeitem as regras e não saiam, nem frequentem as ruas que estão cortadas.
Boas Viagens!!
Não se esqueçam de me seguir no Instagram e no Facebook para acompanharem as minhas aventuras pelo mundo! E se gostaram deste artigo, não deixem de o partilhar e de comentar aqui a baixo.
[…] via Qual é a melhor altura para visitar a Islândia? — Ná Pelo Mundo […]
GostarGostar
O meu destino preferido!! 🙂
GostarGostar
é maravilhoso, também é o meu!
GostarLiked by 1 person
Ná tenho passagem para Rovaniemi em 20 de setembro até 30.Muito vento e frio………….? algumas dicas………..w
GostarGostar
Olá Cristina, nunca fui à Finlândia e esta publicação diz respeito à Islândia. De qualquer forma, as temperaturas para essa altura rondam os 2 e 10 graus e acredito que tenha algum vento. Terá que fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e mais próximo da data de ida. Beijinhos e boa viagem 😊
GostarGostar