Top 5 Uppsala

Queridos viajantes, como sabem em Março de 2018 fui para a Suécia, onde visitei as cidades de Stockholm e Uppsala..

Uppsala é a quarta maior cidade da Suécia, situada 70km a Norte de Stockholm. É conhecida principalmente por ser uma cidade universitária. A Universidade foi construída em 1477 e é a primeira da Escandinávia, sendo ainda hoje ativa e procurada por muitos estudantes, não só suecos mas de todas as partes do mundo (muitas das nossas faculdades têm acordos bilaterais de Erasmus)…

Ainda que seja uma das maiores cidades, é muito fácil percorre-la a pé e não é necessário mais do que um dia para conhêce-la e visitar os seus principais pontos turísticos e históricos.. Como já sabem, andar é a melhor forma de conhecer e, o passeio junto ao Rio Fyris é imperdivel (ainda que esteja congelado).

IMG_8776.JPG

1) Biblioteca Carolina Rediviva

A maior biblioteca da cidade faz parte de um dos edíficios da univercidade, inaugurada em 1620, e desde então tem sofrido constantes modificações e ampliações. No seu interior é possível encontrar mais de 5 milhões de exemplares de livros e mais de 60 mil manuscritos… um verdadeiro mundo para os amantes de bibliotecas e livros.

Infelizmente não pude entrar no seu interior mas, segundo fontes próximas, é um misto de moderno com antigo com salas de estudo para grupos e outros confortos, proporcionando aos alunos um bom local nos dias frios de Inverno.

IMG_8770

2) Castelo de Uppsala (Uppsala slott)

O castelo foi originalmente construído no século XVI, mas foi alvo de uma longa reconstrução após um incêndio em 1702 que destruí-o parcialmente. Ao longo dos anos foi palco de vários eventos: em 1567 o rei Erik XIV assassinou 5 nobres acusados de conspiração — o sucedido ficou conhecido como “Assassinato dos Sture“; em 1617 a coroação do rei Gustavus II Adolphus; 1654 a abdicação da rainha Kristina de Holstein-Gottorp.

Atualmente as instalações do castelo são utilizadas para residência do presidente da cidade, Museu da Arte de Uppsala e  Museu da Paz.

1533898348566309.JPG

3) Jardim Botânico e Museu de Carl Linnaeus (Linnémuseet)

Foi assim denominado em homenagem ao botânico, médico e zoólogo sueco, Carlos Lineu (em português), que todos nós já ouvimos falar nem que seja por alto…. É possível visualizar o jardim do cimo do castelo, pois está mesmo de frente para o mesmo.

Mas, ainda que tenha visto fotografias lindíssimas do mesmo, não me atrevi a passear por ele com tanta neve….

IMG_8771.JPG

4) Catedral (Domkyrka)

Por fim, a maior atração de Uppsala. A sua catedral é sem dúvida esplêndida, começou a ser construída no século XIII, levou várias décadas para a sua conclusão e sofreu várias restaurações, incluindo a mudança de religião… inicialmente católica e depois passando para protestantes. Uma estrutura neo-gotica lindíssima que conta com 118,7m de altura,  tornando-a assim na maior igraja da Escandinávia.

153389861528139

5) Extra – Ofvandahls (pastelaria)

Ok, eu sei que isto não pertence bem aos pontos turísitcos ou históricos mas digam-me qual é a graça de ir a uma cidade e não experimentar os doces típicos da mesma?

Ainda que esta pastelaria não seja propriamente barata, exite nela um ambiente acolhedor, funcionários super simpáticos e todos os tipos de pastelaria sueca que possamos imaginar… a escolha até se torna complicada.. Portanto, não percam a oportunidade.

Para os curiosos, sigam-me no instagram ou procurem #nápelomundo
Nota: Mil desculpas pela qualidade das fotografias, no entanto para esta viagem não tive nenhum dispositivo com boa qualidade…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s