Qual é a melhor altura para visitar a Islândia?

Aventureiros, todos sabemos que a melhor altura para visitar um país é muito subjectiva.. No entanto quando falamos de um país como a Islândia, onde as temperaturas são sempre baixas, há que ponderar muito bem os prós e contras de cada estação.

Outono/Inverno:

Esta época do ano é sempre muito complicada: por um lado temos vários fatores negativos mas por outros temos algumas vantagens..

Vamos começar: pouca luz diárias, principalmente entre Novembro e Janeiro em que só vemos Sol durante 4h a 5h; muitas estradas cortadas entre finais de Setembro e inicios de Maio/Junho; temperaturas negativas (máximas, com alguma sorte, entre 1ºC/2ºC) e sensação térmica ainda mais baixa; ventos fortes – fortíssimos, muito vento, tempestades de vento – acho que conseguiram perceber certo?; e neve, muita neve (subjetivo também, para uns algo bom para outros nem tanto….)..

Em compensação temos: poucos turístas, logo preços de estadias mais baixos; época das Auroras Boreais que vai de finais de Agosto até Abril (sendo os melhores meses Fevereiro e Março, Setembro e Outubro – mas atenção que ela não aparece sempre, é necessário céu lipo e atividade solar); ainda é possível ver Orcas entre finais de Janeiro e Março, pois esta é a altura em que visitam a costa do país; E ainda as várias luzes de Natal que mantêm-se ligadas até finais de Fevereiro como forma de “alegrar” a cidade…

1534891381903854.JPG

Primavera/Verão:

O Verão não são só maravilhas, há algumas constantes no país, nomeadamente o vento (ainda que as tempestades não tenham tanta frequência e que não sejam ventos muito fortes) e, claro, as temperaturas que são sempre baixas, nesta altura entre 7ºC e 12ºC. Acrescento ainda a elevada afluência de turistas nesta altura, aumentando ainda mais os preços das estadias, a quantidade de acidentes e etc – principalmente entre Junho e Agosto.

Porém…. Nesta altura temos o famoso Sol da Meia-noite que ainda dura algumas semanitas – mais de 20h de luz diária (talvez este ponto também seja subjetivo, no entanto permite-nos explorar por mais horas). Existem vários eventos nas cidades como festivais de música, gay pride e entre outras coisas; grande maioria das estradas abertas e, como a metereologia é melhor, é possível acampar nesta altura do ano – fazendo diminuir alguns gastos.

1534891641653857.JPG

Apesar da minha pequena lista que vos ajuda a escolher a melhora altura, a minha grande amiga guia (Islandia Expertcostuma dizer que apesar da quantidade de turistas os melhores meses são Junho e Julho, quando há menos vento, chuva e mais horas de luz.

Nota: Seja a altura quer for, mas se estiver na Islândia e houver algum aviso de tempestade de vento, por favor, respeitem as regras e não saiam, nem frequentem as ruas que estão cortadas.

PARA OS CURIOSOS, SIGAM-ME NO INSTAGRAM OU PROCUREM #NÁPELOMUNDO

One Comment Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s