Júzcar – A Aldeia Azul dos Smurfs

Imaginem uma aldeia toda pintada de Azul. Parece encantador, não é verdade? E se eu vos disser que realmente existe uma aldeia assim?

Júzcar, “La Aldea Azul”, no Sul de Espanha, pertence à província de Málaga e foi a aldeia escolhida pela Sony Pictures para a realização do filme dos Smurfs, em 2011. Na altura, gastaram mais de 4200L de tinta azul para pintar toda a aldeia e, nesse mesmo ano, o turismo teve um grande “boom“. Passaram de um número de 300 turistas por ano para um valor aproximado de 80 mil. Loucura não é mesmo? É assim que vemos o quanto a televisão influência-nos.

É uma aldeia muito pequenina, com 33km2, literalmente no meio do nada. O trajeto até lá é “complicado“, para aqueles que detestam curvas, mas também muito bonito. É necessário fazer o percurso com calma, pois são estradas estreitas e num minuto de distração pode acontecer o pior.

Eu fiquei hospedada em Ronda e fiz um turn around até Júzcar. A visita à aldeia em si demorou cerca de 1h30 e o trajeto, ida e volta, cerca de 1h30 também, por isso aconselho-vos a reservar uma manhã. Ainda que as ruas entre as casinhas azuis sejam algo agradável de ser ver, não há muito mais que fazer para além das imagens relativas aos Smurfs e os miradouros para a cidade. Para os miúdos sim, existem algumas atividades que são possíveis de fazer mediante pagamento na entrada da aldeia.

Curiosidade: Em 2017, a aldeia foi proibida de publicitar o seu turismo referindo o filme dos Smurfs, mas mesmo assim decidiram manter a cor das casas e os desenhos relativos aos mesmos.

E que tal, gostaram? Vale uma visita?

Boa Viagem!!


Nota: Para quem pensou na possibilidade de ficar hospedado na aldeia, quando fiz este roteiro estive a ler sobre os hotéis e alojamentos locais e tinham muito más referências. Entretanto, um leitor do blog entrou em contacto comigo e partilhou a experiência que teve no Hotel Bandolero, que não foi nada agradável… Não irei partilhar, por uma questão de privacidade, mas tenham em atenção no momento da vossa escolha de estadia, as vezes mais vale ficarem numa vila/cidade com maior turismo.


Não se esqueçam de me seguir no Instagram e no Facebook para acompanharem as minhas aventuras pelo mundo! E se gostaste deste artigo, não deixes de o partilhar e de comentar aqui a baixo.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s